8 e 9 de agosto / 1º Seminário Sul-Americano de Engenharia de Avaliações

 Em Cursos e Palestras

INSCRIÇÕES ABERTAS!!!!! Evento inédito no país, com participação de profissionais de todo o país e de outros países, objetivando um maior intercâmbio do estado atual e as tendências para assuntos ligados à engenharia de avaliações.

O evento será realizado nos dia 8 e 9 de agosto de 2019, em Foz do Iguaçu, com duração de dois dias o qual reunirá palestrantes de renome para abordar temas específicos da área de avaliações de engenharia (civil, ambiental) através de palestras, debates, mesa redonda.

PROGRAMAÇÃO GERAL:

8 de Agosto de 2019

12:00 – 13:30 – Credenciamento

13:30 – 14:15 – Abertura

Wilson Lang (Brasil) –  Engenheiro Civil, pós graduado em Gerência da Construção Civil exerceu, entre outras, as seguintes atividades: Diretor de Planejamento e Controle da Produçao da Construtora COBRACO (RJ), Diretor do Centro Tecnológico da Universidade de Blumenau onde foi titular das Disciplinas Construção Civil, Higiene e Segurança do Trabalho, Estágio Supervisionado e Introdução a Engenha Civil. Pres Crea SC( 1990/5), Pres. CONFEA(2000/5), Pres. IBAPE DF. Co-Autor do livro Pavimentação Urbana -Custos. Atualmente é Membro da Academia Pan-Americana de Engenharia, Diretor Técnico da Capital Digital Tecnologia e Soluçoes Ltda , atua na área de Avaliações e Perícias desde 1978 e está  Presidente do IBAPE NACIONAL .

Luciano Ventura (Brasil) – Engenheiro Civil (PUCPR); Pós Graduado em Avaliações e Perícias (UTFPR);  Presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná – IBAPE-PR , desde janeiro de 2016 até a presente data;  Diretor do IBAPE Nacional, desde janeiro de 2018. Membro das Comissões de Estudos para revisão das seguintes normas técnicas: ABNT NBR 13.752 – Perícias de Engenharia na Construção Civil; NBR 14653-1 Avaliação de Bens – Procedimentos Gerais; e ABNT NBR 14653-3 – Avaliação de Bens – Imóveis Rurais. Redator das “Diretrizes Básicas para Avaliações em Garantias Bancárias”; Certificado em Avaliações pelo IBAPE- nível AAA; Coordenador Geral do XIX-COBREAP; Sócio Fundador da Avaliador.com

Daniel Marcos Lird Ramirez (Paraguai) – Ingeniero Civil y Topógrafo. Especialista en Administración de Empresas de Ingeniería Maestría en Resolución Alternativa de Conflictos (Tesis en Elaboración y en Etapa de Presentación). Maestría Internacional en Catastro Multipropósito y Avalúos de la Universidad de Jaén (España; en Proceso). Profesor Titular de Física I (hoy jubilado). Profesor Encargado de Cátedra de “Avalúo y Tasación de Inmuebles Urbanos” en la carrera de Ingeniería Civil de la Facultad de Ingeniería de la Universidad Nacional de Asunción (FIUNA). Asesor de Trabajo Final de Grado en el área de Tasaciones. Miembro fundador y actual Presidente de la Asociación de Valuadores y Peritos de Ingeniería del Paraguay (AVPIP). Socio Vitalicio del Centro Paraguayo de Ingenieros (CPI). Valuador Panamericano. Perito Tasador de la Corte Suprema de Justicia (Mat. Nº 934) y del Banco Central del Paraguay (Res. Nº 00042/2019 del 25/04/2019). Consultor en temas de Tasaciones, Pericias, Patología y Tecnología de la Construcción.

José Eduardo Carmona Larios (Brasil) – Engenheiro Civil e Técnico Eletrotécnico. Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia. Presidente do IBAPE-SC, Instituto Catarinense de Engenharia de Avaliações e Perícias – Gestão 2017-2018 / 2018-2019. Inspetor Regional CREA-SC – Grande Florianópolis/SC. Pós-Graduação em Perícias e Avaliações de Engenharia pela UFSC. Sócio-Proprietário AJL ENGENHARIA LTDA – Laudos Engenharia : Perícias e Avaliações. Avaliações, perícias, fiscalização, vistoria, consultorias – nas áreas: civil, elétrica, mecânica, ambiental.

Marcelo Suarez Saldanha (Brasil) – Mestrando en Ingeniería de la Tasación y Valoración, UPV-FEST, Valência-ES, Pós-Graduado em Engenharia de Avalições e Perícias de Engenharia pela UFRGS, Curso Universitário de Tasación Inmobiliária Urbana, UPV, Valência-ES; Capacitação em Inspeção de Estruturas de Concreto pela ABECE/IBRACON; Certificação de Qualificação Profissional “AAA” em Engenharia de Avaliações, IBAPE/UPAV/IVSC; Membro da Comissão de Estudo das Normas Técnicas CB-02 da ABNT; Professor do Curso de Perícias de Engenharia – Elaboração da Prova Pericial da ESM-AJURIS, Professor do Curso de Pós-Graduação em Auditoria, Avalições e Pericias do IPOG/BR; Ministrantes dos Cursos de Avaliações de Bens, Perícias Judiciais e Inspeção Predial do IBAPE/RS, Presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias – IBAPE/RS; Membro do Fórum da Questão Penitenciaria – AJURIS, OAB, CREMERS, CREA-RS; Consultor em Inspeção Predial de Estádios Desportivos, CBF/CONFEA, Consultor em Engenharia Diagnóstica e em Gestão de Manutenção Predial, Perito do Tribunal de Justiça e da Justiça Federal do RS.

14:15 – 15:00 – As normas internacionais IVS como referência para as avaliações na América do Sul

Palestrante: Germán Noguera Camacho (Colômbia) – Engenheiro Mecânico, Pós-graduado em Finanças, Pós-graduado em Meio Ambiente, Diploma em Diretórios e governança corporativa. Mais de 35 anos de experiência como avaliador. Gerente e sócio de sua empresa, ONC S.A.S. (avaliações e consultoria) (www.onc.com.co). Foi delegado da Colômbia para IVSC (2003-2013), membro do Standards Board de IVSC (2005-2008), e é instrutor autorizado pela UPAV para cursos sobre IVS. Ex-Presidente da Sociedade Colombiana de Avaliadores. Vice-presidente Técnico da UPAV (Setembro de 2004 a Agosto de 2006), Diretor da UPAV (Janeiro de 2017 a Dezembro de 2018), Membro do Comitê de assuntos interinstitucionais da UPAV (desde 2006) e Secretário (desde 2017). Palestrante internacional no assunto de avaliações na Colômbia, Equador, Argentina, Venezuela, Panamá, Peru, México, Brasil, Chile, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Bolívia, Uruguay, Espanha e Estados Unidos.

15:00 – 17:00 – Avaliação Econômica

Palestrantes: Arival Guimarães Cidade (Brasil) – Engenheiro Civil, Administrador de Empresas, Pós-Graduado em Negócios Imobiliários, Marketing e Administração de Negócios, Avaliação e Perícia Ambiental. Detentor do Certificado de Qualificação Profissional – nível AAA – em Avaliações de Imóveis, conferido pelo IBAPE NACIONAL – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, Conselheiro do CREA-BA, Membro Vitalício do Conselho Consultivo do IBAPE NACIONAL; ex Conselheiro de ADEMI/BA; Membro da Union Panamericana de Asociaciones de Valuacion – UPAV; Membro do RICS – Royal Institution of Chartered Surveyors na categoria FRICS, Membro Colaborador da elaboração das Normas de Avaliação e Perícias da ABNT; Professor, Panelista, Palestrante. Larga experiência na área de Avaliação e Perícias de Engenharia e no Mercado Imobiliário. Sócio Diretor da ACP EMPREENDIMENTOS LTDA.

Blas Nicolás Pessolani Lucifora (Paraguai) – Recibido en el año 1984 como Ing. Civil en la Universidad Nacional de Asuncion, realizando a partir del año 1992 trabajos de avaluo de bienes muebles e inmuebles, asi como pericias de ingenieria de diversa naturaleza de  para empresas y entidades financieras, actualmente propietario de la empresa PESSOLANI & ASOCIADOS S.A. Ha participado en cursos y congresos internacionales en el area de la avaluacion. Asimismo, realiza tambien actividad en el Poder Judicial como Perito avaluador y de pericias de construcciones civiles y de topografia. Actualmente ocupa el cargo de Secretario de la Asociacion de Avaluadores y Peritos de Ingenieria del Paraguay (AVPIP).

Osório Accioly Gatto  (Brasil) – Mestre em Economia pela Universidade Mackenzie, Engenheiro Mecânico pela Faculdade de Engenharia Mackenzie, Pós-graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias pela FAAP. Ex Presidente do IBAPE e do IBAPE-SP. Professor de Avaliações econômicas e Complexos industriais dos cursos de pós e de aperfeiçoamento do IBAPE-SP. Diretor da Mercatto Assessoria e Avaliações. Perito Certificado AAA pelo IBAPE Nacional.

Mario Stefanoli (Uruguai)  – Actual Presidente de la Asociación Americana de Rematadores Corredores Inmobiliarios Tasadores y Balanceadores / Presidente de la Asociación Nacional de Rematadores Tasadores y Corredores Inmobiliarios mandato cumplido . Leiloeiro y avaluador en URUGUAY desde el año 1985.

17:00 – 17:30 – Coffee-break

17:30 – 19:30 – Técnicas Avançadas de Avaliações

Palestrantes: Filipe Verri (ITA) (Brasil) – Finalizou o doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional no ICMC/USP em 2018. Desenvolveu estágio sanduíche na School of Electrical, Computer and Energy Engineering, Arizona State University, EUA. Atualmente, é Professor da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Atua principalmente nos temas de ciência de dados, aprendizado de máquina, e sistemas complexos.

Sergio Antão Paiva  (Brasil) – Engenheiro Civil (UFRJ), Mestre em Ciências em Planejamento Urbano e Regional (COPPE/UFRJ), exerceu atividades na área de avaliação de imóveis na CAIXA e na área de planejamento urbano e regional em diversas empresas. É Secretário da Comissão de Estudos da ABNT para as Normas de avaliação de bens (NBR 14.653) e Presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações

Pedro Augusto Kruk (Brasil) – Especialista pela University of California – Berkeley, Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná. Ex-Presidente do IBAPE/PR. Professor e palestrante de Engenharia de Avaliações em cursos de pós graduação. Ex-Vice-presidente técnico do IBAPE Nacional. Membro do Conselho Consultivo do IBAPE Nacional. Perito Certificado AAA pelo IBAPE Nacional. Sócio da Kruk Consultoria, Avaliações e Perícias do Patrimônio.

 

 9 de Agosto de 2019

08:00 – 10:00 – Avaliação de Ativos Biológicos

Palestrantes: Daniel Cifu (Brasil) – Graduado em Administração de Empresas pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado. Líder de avaliação de ativos biológicos na KPMG com mais de 15 anos de experiência em projeções financeiras, avaliação econômica-financeiras, operações de fusões e aquisições e investimentos em capital de risco e private equity. Atua como Diretor de Corporate Finance da KPMG desde 2013 e é responsável por , cálculo de ativo biológico, audit assistance, incluindo revisão de goodwill e impairment tests, purchase price allocation, testes de recuperação de tributos diferidos, entre outros, para atender às IFRS e Padrões contábeis do US GAAP. Elaborou avaliações e revisões de cálculos de valor justo de ativos biológicos para empresas de agribusiness e fundos de investimentos no Brasil, América Latina e Europa. Responsável por discussões técnicas acerca de ativos biológicos do ViTT na KPMG. Experiência nos setores de Agribusiness, empresas farmacêuticas, empresas de reciclagem e saneamento ambiental, mineração, petróleo e gás, produtos de consumo, automotivo, TI e private equity.

Marcelo Rossi de Camargo Lima (Brasil) – Engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP em 1988; Presidente do IBAPESP no biênio 2012/13; Certificado AAA em engenharia de avaliações pelo IBAPE NACIONAL; Avaliador registrado junto ao RICS (Royal Institute of Chartered Surveyors).

 

Camila Lima (Brasil) – Engenheira Agrônoma, Consultora da área de Assets Valuation da EY. Possui experiência em avaliações de terras agrícolas, ativos biológicos e avaliações financeiras do setor agropecuário para diversos propósitos, como contabilização para IFRS, estimativa de valor e alocação de preço. Sua experiência se estende a diversos tipos de culturas agrícolas, ao setor de criação de animais e à avaliação de imóveis rurais em todo território nacional, Uruguai, Paraguai e Argentina. Vice-coordenadora da Cartilha de Avaliação de Ativos Biológicos publicada pelo Ibape/SP. Ministrou curso de Avaliação de Ativos Biológicos na Cidade da Guatemala/Guatemala. Graduada em Engenharia Agronômica na Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduação em Finanças Corporativas no Senac em andamento. Curso de Avaliação de imóveis rurais – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – IBAPE/SP–2019.

 Juan Ángel Núñez Scarpellini (Paraguai) – Egresado de la Universidad Nacional de Asunción, Facultad de Arquitectura. Director Propietario de JANS (Consorcio de Avaluadores y Pericias, Consultoría de Tasaciones de Bienes) dedicado a la Valuación de Bienes en sus distintas modalidades, Inmuebles Urbanos y Rurales, Muebles, Instalaciones Industriales, Equipamientos, Maquinarias, Vehículos,  Activos Tangibles e Intangibles. Tasador de la Corte Suprema de Justicia; Perito Valuador Independiente en los Rubros de Inmuebles y Muebles en la Superintendencia de Bancos; Valuador Panamericano, por la Unión Panamericana de Asociaciones de Valuación (UPAV). Tiene publicados los siguientes Trabajos: “MANUAL TÉCNICO DE TASACIONES” – Edición 2.002. “VALUACION DE BIENES – Manual Técnico Orientativo” – Edición 2.005. “VALUACION DE BIENES – Manual Técnico Orientativo” 2da. Edición Ampliada y Corregida – Edición 2.009. Autor del “Método y/o Formula JANS” para Depreciación de Bienes en sus distintas modalidades. Presentación de Trabajos como ponente en Congreso Panamericano de Valuación 2008, 2009, 2010, 2017, Congreso Internacional de Valuación de la República Dominicana Valuación 2012, Congreso de la Unión Panamericana de Asociaciones de Valuación 2014, Congreso Nacional de Valuación 2015, I Congreso Mundial de Valuación 2018. Disertante en Cursos de Posgrado organizados por gremios relacionados a la Valuación como así también en Instituciones Educativas.

10:00 – 10:30 – Coffee-break

10:30 – 12:30 – Avaliação em Desapropriações e Servidões

Palestrantes: Antonio Sérgio Liporoni (Brasil) – Engenheiro Civil e Matemático, Pós-graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias, Ex-presidente da UPAV-União Panamericana de Associações de Avaliações, Ex-Presidente do IBAPE São Paulo e IBAPE, Certificado em Avaliações pelo IBAPE, Sócio Diretor da CTA-Consultoria Técnica e Assessoria, autor dos livros: Gestão Tributária de Cidades e Posse e Domínio-Aspectos Pertinentes à Perícia Judicial e diversos artigos de Avaliação em Massa com ênfase em Planta de Valores.

Carlos Augusto Arantes (Brasil) – Engenheiro Agrônomo. Mestre em Ingeniería de la Tasación y Valoración – UPV Universidad Politécnica de Valéncia / Espanha. Environmental Auditor – EARA Approved Foundation Course in Environmental Auditing / United Kingdom. Pós-Graduado em Ingeniería de la Tasación y Valoración – UPV Universidad Politécnica de Valéncia / Espanha. Pós-Graduado em Gestão de Programa de Reforma Agrária e Assentamento – UFLA Un. Federal de Lavras/MG. Pós-Graduado em Solos e Meio Ambiente – UFLA Un. Federal de Lavras/MG. Pós-Graduado em Georreferenciamento de Imóveis Rurais – Fac. de Agrimensura de Pirassununga/SP. Formado em Mediação, Conciliação, Arbitragem e Negociação – Instituto de Mediação do Brasil/SP. Certificado Valuador Panamericano. Jornalista. CEO da Arantes & Associados – Engenharia Legal e Meio Ambiente. Autor de nove (09) livros nas áreas de Avaliação de Bens, Perícia e Avaliação Ambiental e Avaliação de Imóveis Rurais.

Roque Alberto Sánchez D´Alotto (Argentina) – Pós-Doutor em Geografia especialidade Análise Espacial de Dados, Dr. em Engenharia Civil especialidade Gestão Territorial, Mestre em Engenharia Civil especialidade Cadastro Técnico Multifinalitário, Cartógrafo. Participa desde 1992 na iniciativa privada como Consultor Independente na área temática de Geociências, Gestão Territorial e Planejamento, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica, havendo fornecido serviços para empresas e instituições tais como Banco Mundial, Tractebel Energia, Petrobrás, Consórcio Estreito Energia, Foz do Chapecó Energia, São Roque Energética, Rio Canoas Energia, Companhia Energética São Salvador, Grupo Engevix/Desenvix, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Martifer Renováveis, MPX Renováveis, assim como para diversos Municípios e Empreendimentos localizados nos Estados de SC, RS, PR, SP, MG, RO, TO, MA, CE, ES, RJ e BA. Fora do Brasil, desenvolveu atividades como Consultor para projetos realizados na Argentina, Uruguai, Paraguai, Estados Unidos, Nicarágua, Itália, São Tomé e Príncipe e Angola. No âmbito acadêmico atuou como Coordenador Eleito e Professor do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Sul de Santa Catarina, como Professor Titular Concursado nos cursos de Cartografia da Escola de Engenharia e Ciências Hídricas e nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da Escola de Humanidades e Ciências, Universidade Nacional do Litoral, Argentina. Publicações técnico-científicas realizadas no Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Alemanha e Holanda. Congressos, especializações e cursos realizados no Brasil, Argentina, Chile, Alemanha, Espanha, França e Holanda.

Enrique Gerardo Bosch (Quique)  (Argentina) – Bachiller nacional (70) – Colegio Salesiano San Jose Ingeniero civil (17/03/76) – Fac. De Ciencias Exactas e Ingenieria – Univ. Nac. De  Rosario. Se encuentra matriculado en el Colegio Profesional de Ingenieros de la República Argentina (ICPIC 13.197), en el Colegio de Ing. De la Provincia de Santa Fe (CPIC 2-618 / 1) y en Litoral Gas dentro de la 1ª categoría (15315). Es Miembro de la Unión Panamericana de Valuaciones (UPAV). Se desempeñó desde 1979 al 2017 como tasador en la Municipalidad de Rosario. Es Perito del Tribunal de Arbitraje de la Bolsa de Comercio de Rosario, se ha desempeñado como Perito de Parte de la Municipalidad de Rosario y de diversos comitentes ante la Comisión de Tasaciones de la Provincia de Santa Fe, ante el Tribunal de Tasaciones de la Nación y ante diversos juzgados Federales y Provinciales en lo Civil y Comercial. Desarrollo el método de plusvalías para recalificaciones urbanas en la ciudad de Rosario y el método de compensación económica para cancelar los montos que las mismas originan. Ha asistido desde 1992 a los Congresos y Seminarios de Valuación realizados en la República Argentina, y desde 2008 a los congresos internacionales de la UPAV, presentando trabajos en muchos de ellos. Ha sido invitado por el SOITAVE y otras entidades para realizar la presentación de sus ponencias. Desde el año 2011 se desempeña en MCA Consultores S.A. como valuador de activos empresariales, realizando entre otras tareas las valuaciones de FORD Argentina (planta PACHECO), Industrias cementeras MINETTI (Plantas Campana, Yocsima, Malagueño, Capdevile y Puesto Viejo), COFCO Internacional y Agricultores Federados Argentinos entre otras. Ha sido contratado por la Provincia de Santa Fe para el cálculo de compensaciones por mayor aprovechamiento en el proyecto PARQUE DE LA CABECERA. Ha realizado publicaciones en revistas especializadas, participado de programas televisivos y dictado seminarios y cursos tanto referidos a tasaciones como a la labor pericial. En su calidad de ingeniero civil ha proyectado y ejecutado más de 20 edificios habitacionales, estaciones de servicios, desarrollos gastronómicos, logísticos e industriales de diversas categorías y una gran cantidad de viviendas unifamiliares en diversas localidades de las provincias de Santa Fe, Entre Ríos, Córdoba y Buenos Aires.

José Octavio de Azevedo Aragon (Brasil) – Engº Agrônomo – UFRGS, Mestre em Engenharia – UFSC, Especialista em Avaliações e Perícias – UFSC. Ex-presidente do IBAPE-SC, Avaliador Certificado AAA, MRICS. Atua como engenheiro avaliador autônomo e avaliador credenciado da CEF. Realiza avaliações e auditorias em avaliações de desapropriações e servidões para empresas de energia. Atua como perito judicial e assistente técnico em ações de desapropriações e servidões. Presta consultoria e assistência técnica em ações envolvendo áreas de marinha.

 LOCAL:

Bourbon Hotel Foz do Iguaçu
Av. Costa e Silva, 154 – Alto de São Francisco
CEP 85863-000    Foz do Iguaçu-PR
+ 55 45 3422-1000

HOSPEDAGEM PARA OS DIAS 8 E 9 DE AGOSTO

Categoria Superior         Single – R$199,00      Double – R$239,00

Para reserva clique aqui: [email protected]

HORÁRIOS:

QUINTA-FEIRA – 8 de Agosto de 2019 das 12h às 19h 30min
SEXTA-FEIRA    – 9 de Agosto de 2019 das 8h às 12h 30min

COORDENAÇÃO:

IBAPE–PR – INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DO PARANÁ:
TEL: (41) 3225–1167 – e-mail: [email protected].

INSCRIÇÕES:

Clique aqui para Ficha de Inscrição

Após o preenchimento do formulário, clique em SUBMETER para envio ao IBAPE-PR, você receberá por e-mail o link para fazer o pagamento via boleto, à vista ou  parcelado pelo pagseguro.
Qualquer dúvida no telefone 41-3225-1167

 INVESTIMENTO:  

                                                                  até 22/07                                            após 22/07

Associados dos IBAPE’s      R$ 250,00  / U$ 60,00                      R$ 340,00 / U$ 80,00

e entidades parceiras

 Não Associados                    R$ 340,00 / U$ 80,00                       R$ 420,00 / U$ 100,00 

 PAGAMENTOS:

Assim que fizer sua inscrição será enviado o link para pagamento pelo pagseguro, se desejar fazê-lo  mediante  depósito bancário, segue os dados abaixo:

Favorecido: INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DO PARANÁ

BANCO ITAÚ – AGÊNCIA: 4011 – CONTA CORRENTE: 48465-8

CNPJ do IBAPE-PR: 00.854.137/0001-03

OBS – Após o pagamento, encaminhar o comprovante de depósito para o
e-mail: [email protected]

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O valor inclui todo o material, certificado e coffee break.
O certificado é aceito pelos principais órgãos públicos e privados demandantes de serviços de avaliação.
Na hipótese de desistência do aluno, o cancelamento de sua inscrição deverá ser solicitado mediante comunicação por escrito e endereçada ao IBAPE/PR e ficará sujeito às seguintes condições:
1) Até 15 (quinze dias) dias úteis antes do inicio do curso, será devolvido o valor total do curso descontada taxa administrativa de 5% (cinco por cento);
2) Do 14º. (décimo quarto) ao 3º. (terceiro dia que antecedem o início do curso, será descontada a taxa de 10% do valor do curso.
OBS: O aluno deverá informar os dados bancários para  que seja feito depósito em conta do valor a ser devolvido.
3) Para cancelamentos no dia do curso ou após o inicio das aulas não haverá devolução de valores.
O IBAPE/PR se reserva o direito de cancelar ou marcar novas datas para inicio do curso. Na hipótese de cancelamento, haverá reembolso integral do valor pago.
No caso de remanejamento de data do inicio do curso o IBAPE/PR poderá, mediante solicitação do aluno, cancelar a inscrição e fazer o reembolso integral do valor pago.

Clique aqui para Ficha de Inscrição

APOIO: CREA-PR – TERMO DE FOMENTO

 

Posts recentes