Horário de Atendimento das 13:30 as 18:00

INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DO PARANÁ

Associação de profissionais que primam pela qualidade e técnica no desenvolvimento de atividades de avaliação e perícias de engenharia.

Client Venus Index Twelve Week Venus Factor Downloads Venus Factor 12 Week Plan Venus Factor Login Page Venus Factor Download Venus Factor Workout Videos Truth About The Venus Factor Reviews Venus Abraham Lincoln Facts For Children Venus Factor Powered By Xe Trackback Loc Mt2 Register Venus Factor Dvd Venus Factor Powered By Xe Trackback Locmt2
:: Ambiente Associativo

COBREAP

EXCELÊNCIA E COMPROMETIMENTO MARCARAM A 15ª EDIÇÃO DO COBREAP no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo

Para comemorar os 35 anos de realização do COBREAP, profissionais altamente gabaritados ministraram cursos e workshops, debateram temas de grande relevância e apresentaram estudos inéditos. O resultado foi um evento rico em excelência técnica e congraçamento.

De acordo com o presidente do IBAPE/SP, o congresso promoveu a disseminação de novas idéias, e explorou assuntos relevantes ao setor e à sociedade em geral. “Palestras, painéis e conferências com a presença de importantes nomes da Engenharia, Arquitetura e Agronomia do segmento de Avaliações e Perícias fizeram parte do congresso que reuniu cerca de 900 participantes ao longo dos cinco dias de realização”, declarou o Engº Osório Gatto.

Um dos painéis mais aguardados para essa edição do COBREAP superou as expectativas: O projeto de inspeção predial em estádios de futebol, que refere-se à elaboração de diretrizes básicas para deixá-los de acordo com as conformidades exigidas pela FIFA, foi apresentado com exclusividade. Também em destaque, a palestra sobre perícias em acessibilidade reuniu especialistas do setor para exemplificarem casos práticos e discutirem sobre legislação e normas que atendam os preceitos do chamado “desenho universal”, além de outras que compuseram a rica programação técnico-científica do evento.

O XV COBREAP contou com as ilustres presenças do presidente do Confea – Engº. Marcos Túlio de Melo; o secretário da Habitação em exercício do Município de São Paulo e presidente da COHAB – Luiz Ricardo Pereira Leite; o presidente da Associação Paulista de Magistrados – desembargador Henrique Nelson Calandra; o gerente de Avaliações da CEF – Engº. Franck Esteves Ruffo; o Engº Juan Daniel, da Costa Rica, representando a UPAV, além dos Engºs Élcio Avelar Maia e Osório Accioly Gatto – presidentes do IBAPE Nacional e IBAPE/SP respectivamente.
Na cerimônia de abertura fomos brindados com a brilhante palestra do Dr. Carlos Mário da Silva Velloso, ex-ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal com o tema “Valorização Profissional do Engenheiro de Avaliações”, além da justa homenagem aos colegas Engº José Carlos Pellegrino e Engº Paulo Grandiski, pela inestimável dedicação e contribuição técnica à área de Engenharia de Avaliações e Perícias e ao próprio instituto.

Segundo o Engº Osório Gatto, o congresso também proporcionou conhecimento técnico, intercâmbio de informações e ainda movimentou o mercado em questão, gerando bons relacionamentos no setor. “Realmente foi um congresso de fôlego e muito conteúdo, a parte técnica foi bastante explorada e estudos inéditos foram apresentados em primeira mão. Eu acho que foi espetacular”, concluiu.

Para prestigiar o último dia, o evento recebeu o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, que apresentou a concorrida palestra sobre o tema “Corporativismo Profissional”, homenageado na ocasião pela sua defesa e atuação da atividade profissional do Engenheiro de Avaliações na Câmara dos Deputados.

Na cerimônia de encerramento houve a entrega das medalhas para os melhores trabalhos apresentados no XV COBREAP nas áreas de Engenharia de Avaliações, Perícias de Engenharia e Perícia Ambiental, além da divulgação da cidade a sediar o XVI COBREAP em 2011: MANAUS.

Confira abaixo os vencedores:

  • Medalha Hélio de Caíres do melhor trabalho na área de Engenharia de Avaliações

Trabalho: “Determinação da taxa de desconto e avaliação de empreendimento utilizando modelos probabilísticos de risco”
Autor: Agnaldo Calvi Benvenho

  • Medalha Eurico Ribeiro do melhor trabalho na área de Perícias de Engenharia

Trabalho: “Ruptura de uma alça metálica para içamento de peças pré-fabricadas de concreto – aplicação de modelagem em elementos sólidos sob fadiga na perícia”
Autores: Márcio de Souza Santos / Marcelo de Araújo Carnicelli / Fernando Paulo de Andrade Neves

  • Medalha Cláudio Bock do melhor trabalho na área de Perícia Ambiental

Trabalho: “Sistema  de identificação do dano ambiental decorrente de vazamento de petróleo – uma proposta de modelo de avaliação”
Autora: Ana Carolina Valério Nadalini

  • Menção honrosa na área de Perícias de Engenharia – Medalha Ernesto Whitaker Carneiro

Trabalho: “Aplicabilidade da engenharia de agrimensura na construção civil – cortina atirantada”
Autores: Ronaldo de Aquino / Sayonara Lúcia Bernardino

  • Menção honrosa na área de Engenharia de Avaliações – Medalha Luiz Carlos Berrini

Trabalho: “A velocidade de vendas de imóveis analisada através de modelos de regressão de dados em painel”
Autores: Marcelo Medvid / Cynthia Marília Carraro de Assis

  • Menção honrosa na área de Perícia Ambiental – Medalha Carlos Paz

Trabalho: “Perícias ambiental – incremento de população de stomoxys calcitrans ocasionada pela presença de vinhaça e deficiência de manejo sanitário de rebanho”
Autores: Carlos Augusto Arantes / Fabrício Oda


noticias fpi teatros clip image0151 Ambiente Associativo

O XV COBREAP oportunizou o debate, a reflexão, a abertura de novas frentes de trabalho e principalmente a projeção de nossa entidade como marco da avaliação e perícia de engenharia no país, com a implementação das vistorias de inspeção nos estádios de futebol e a aprovação da Norma Nacional de Inspeção Predial.

noticias fpi teatros clip image0152 Ambiente Associativo noticias fpi teatros clip image0153 Ambiente Associativo

Seguimos mais fortalecidos e consolidados na mesma direção. Parabéns São Paulo pela recepção e coordenação geral, cumprimentando o IBAPE-SP através de seu presidente Eng. Osório Accioli Gatto e todos os que realizaram e contribuíram para o êxito  deste evento, representados pelo presidente do IBAPE Nacional Eng. Elcio Avelar Maia.

noticias fpi teatros clip image0154 Ambiente Associativo

Vera Shebalj
Presidente IBAPE-PR


XV  COBREAP

noticias fpi teatros clip image0155 Ambiente AssociativoRealizado em 14/08/2008 o lançamento do XV COBREAP – CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS no Hotel Maksoud Plaza onde inclusive será o evento que ocorrerá de 21 a 25 de setembro de 2009.

Em sua 15º edição, o congresso abordará o tema ENGENHARIA DA TRANSFORMAÇÃO – ONDE ESTAMOS PARA ONDE IREMOS, que reflete sobre a  influência que a Engenharia Nacional sofreu nos últimos anos com os avanços tecnológicos, as mudanças sociais, ambientais e econômicas.
Através de uma análise crítica desse constante processo de
transformação, renomados profissionais da Engenharia apresentarão no XV COBREAP o panorama atual da atividade, além de propor novas metas ao setor.
Promovido pelo IBAPE e realizado pelo IBAPE/SP, o Congresso visa o conhecimento técnico e o intercâmbio de informações para que novas medidas sejam implementadas e fortaleçam o mercado de trabalho e a atividade de Perito de Engenharia.
Voltado para engenheiros, arquitetos e agrônomos, o XV COBREAP reúne também profissionais de outras áreas que mantenham relacionamento com estas atividades técnicas, tais como, advogados, representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público, Poder Legislativo e Executivo, empresariado, entidades financeiras e corporativas, estudantes de graduação e de pós-graduação e imprensa.

INSCRIÇÕES XV COBREAP
PERÍODO INSCRIÇÃO
14/08/2008 a 21/08/2008 (*) 340,00 450,00
22/08/2008 a 31/12/2008 550,00 660,00
01/01/2009 a 31/05/2009 650,00 780,00
01/06/2009 a 20/09/2009 700,00 840,00
21/09/2009 a 23/09/2009 (**) 850,00 950,00
(*) INSCRIÇÃO PROMOCIONAL DE LANÇAMENTO. Pagamento à vista.
(**) Apenas no local do congresso.
(***) Alunos de cursos de Pós Graduação em Perícias de Engenharia e
Avaliações, em vigência e em parceria com o IBAPE ou IBAPE´s regionais (sob comprovação)
Elas podem ser feitas pelo site www.xvcobreap.com.br, que já está no ar.


noticias fpi teatros clip image0156 Ambiente Associativo

noticias fpi teatros clip image0157 Ambiente Associativo

noticias fpi teatros clip image0158 Ambiente Associativo noticias cobreap clip image006 Ambiente Associativo

noticias cobreap clip image0061 Ambiente Associativo noticias cobreap clip image010 Ambiente Associativo

O XIV COBREAP encerrou-se no dia 9/11/2007 com várias premiações entre elas:

  • Prêmio Especial Chico Mendes: “Perícia ambiental para avaliação do volume de água pluvial drenado em um empreendimento habitacional”.
    Autor: Engº Luciano Gardano Elias Burcharles – IBAPE – PR.
  • Menção honrosa Luiz Carlos Berrini: “Venda de imóveis ocupados: qual o deflator?
    Autores: Arqª Cynthia Marília Carraro de Assis, e Engº Marcelo Medvid IBAPE-PR.

noticias cobreap clip image0062 Ambiente Associativo

  1. Medalha Eurico Ribeiro: “Uso de critérios técnicos para agrupamento de bairros de qualidade de localização similares – Cluster”.
    Autor: Engº Mauro Celso Vicente Coelho – IBAPE – SP.
  1. Medalha Hélio de Caires: “Proposta de Método para Investigação de Manifestações Patológicas em Sistema de Pinturas Látex de fachadas”
    Autor: Engº. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – IBAPE-SP.
  1. Menção honrosa Alberto Lélio Moreira: “Avaliação Econômica de Empreendimentos em Cenário de alta incerteza: Uma avaliação de projeto de E&P de Petróleo”.
    Autor: Engº Eduardo Koiti Yoshimura – IBAPE-SP.
  1. Menção honrosa Murilo Pessoa: “Avaliação do processo corrosivo em tubulação predial de cobre: uma abordagem microestrutural”.
    Autores: Engº Otávio Luiz do Nascimento, Engª Alexandra Ancelmo Piscitelli      Mansur e Engº Herman Sander Mansur – IBAPE-MG.
  1. Menção honrosa Walter Figueiredo Souza: “Direito de propriedade sob a ótica ambiental”.
    Autora: Engª Ana Carolina Valério Nadalini – IBAPE-SE/IBAPE-SP.

Parabéns aos premiados!

noticias cobreap clip image0063 Ambiente Associativo