Horário de Atendimento das 13:30 as 18:00

INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DO PARANÁ

Associação de profissionais que primam pela qualidade e técnica no desenvolvimento de atividades de avaliação e perícias de engenharia.

Client Venus Index Twelve Week Venus Factor Downloads Venus Factor 12 Week Plan Venus Factor Login Page Venus Factor Download Venus Factor Workout Videos Truth About The Venus Factor Reviews Venus Abraham Lincoln Facts For Children Venus Factor Powered By Xe Trackback Loc Mt2 Register Venus Factor Dvd Venus Factor Powered By Xe Trackback Locmt2
:: Ibape-PR esclarece sociedade sobre novidades no código florestal brasileiro!

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná (Ibape-PR) traz a Curitiba, nos dias 06 e 07 de julho, o engenheiro agrônomo Carlos Arantes, para falar sobre o Imposto Territorial Rural (ITR) e a Lei n° 12.651/12 (Novo Código Florestal), que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa e que revogou o antigo Código Florestal Brasileiro, de 1965.

Mestre em Engenharia pela Universidad Politécnica de Valéncia (Espanha), Arantes abordará a questão da correta tributação, considerando a isenção das áreas ambientalmente protegidas, bem como o Valor de Terra Nua (VTN), apurado conforme NBR 14.653-3 da ABNT. Os Valores de Terra Nua variam em função de fatores como localização do imóvel, facilidade de acesso, tamanho da propriedade, topografia, fertilidade, disponibilidade de água, pedregosidade, aptidão agrícola, outros usos alternativos e mercado imobiliário, entre outros.

Autor de “Avaliações de Imóveis Rurais – NBR 14.653-3 – ABNT Comentada” e coautor do livro “Perícia Ambiental – Aspectos Técnicos e Legais”, Arantes também apresentará o programa da SRF, a forma de preenchimento e de cálculo do valor de benfeitorias e como preencher o Ato Declaratório Ambiental (ADA).

Instituído pela Lei nº 6.938/1981, o ADA é um instrumento legal de cadastro das áreas do imóvel rural junto ao Ibama que possibilita ao proprietário rural uma redução do Imposto Territorial Rural (ITR), em até 100%, quando declarar no Documento de Informação e Apuração (DIAT/ITR): Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (ARL), Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), Interesse Ecológico (AIE), Servidão Ambiental (ASA), áreas cobertas por Floresta Nativa (AFN) e áreas Alagadas para Usinas Hidrelétricas (AUH).

O curso acontecerá das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, no auditório do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Destinado a graduados em arquitetura, engenharia, agronomia, estudantes que desejam ingressar na atividade profissional de Perícias de Engenharia e Avaliações, terá carga horária de 16 horas/aula e vagas limitadas, mediante pagamento de taxa de inscrição e envio do comprovante para o email [email protected]

Serviço – Palestra ITR Imposto Territorial Rural e a Lei n° 12651/12

Data: 06 e 07 de Julho (quinta e sexta-feira)

Horário: das 8h30 às 12h, das 13h30 às 18h

Local: Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Rua Emiliano Perneta, 174 – 11° andar

Informações e inscrições: [email protected] – (41) 3225-1167

Realização: Ibape-PR