Associação de profissionais que primam pela qualidade e técnica no desenvolvimento de atividades de avaliação e perícias de engenharia.

Conscientizar profissionais e a sociedade, demandante dos trabalhos de avaliações e perícias de engenharia, da importância e necessidade da ação de profissionais qualificados e habilitados nestas áreas e credenciados no CREA-PR. Consolidar o IBAPE-PR como entidade de referencia em ações que demandem trabalhos de engenharia voltados a avaliação e perícias.

Promover capacitação e qualificação profissional, defendendo a ética nos direitos e deveres inerentes a profissão de perito e avaliador, participando na formação e estudos das políticas profissionais. Estimular a participação, de engenheiros, arquitetos e agrônomos da comunidade acadêmica e sociedade em geral, junto a uma entidade de classe associativa e voltada à responsabilidade tanto administrativa como social dentro da sua área de atuação.

O IBAPE-PR adota uma serie de valores que reafirma o seu compromisso com a ética, com a responsabilidade social e com a transparência. Valores como competência, seriedade, qualidade, confiabilidade, honestidade, e critérios para determinar o quanto é certo em termos técnicos no campo do IBAPE-PR e traduzem o comprometimento deste Instituto com uma gestão responsável e com a sociedade.

Possuir um quadro associativo formado por profissionais qualificados, voltados às áreas de avaliações e perícias de engenharia, valorizando-os e capacitando-os continuamente para que através dos mesmos a entidade seja reconhecida como referencia no Estado do Paraná em trabalhos voltados às avaliações e perícias de engenharia, sejam judiciais ou extrajudiciais.