ANIVERSÁRIO DO IBAPE PR

EVENTO IBAPE-PR

Nossa realidade hoje exige, cada vez mais, profissionais qualificados e habilitados a propor soluções nas mais diversas áreas das Engenharias, entre estas, nos reportamos de maneira especial àqueles que desempenham tal mister no campo da Engenharia de Avaliações e Perícias.
Buscando maneiras de cooperação que possam permitir, de forma conjunta, a superação dos problemas de interesse comum e visando implementar propostas no sentido de unir esforços na busca de soluções que possam atender a complexidade inerente aos atos de avaliar e periciar é fundamental a interação entre os peritos de engenharia e o poder judiciário.
É de extrema importância a articulação entre estas esferas, de forma integrada, buscando sempre o debate cuidadoso sobre a questão frente à necessidade de responder a novos desafios e a novas demandas.
É no âmbito das associações e das instituições, como o IBAPE-PR Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia do Paraná que tal debate deve acontecer, e onde a idéia e a prática podem ser convertidas em novas alternativas que primam sempre pela ética, técnica, profissionalismo e responsabilidade no exercício profissional.
Neste contexto, nosso agradecimento especial:

Ao Dr. João Kopytowski - Desembargador;
ao Eng. Elcio Avelar Maia - presidente do IBAPE NACIONAL;
ao Eng. Gilberto Piva - presidente em exercício do CREA- PR;
ao Eng. René Bayma Filho - representante do CONFEA;
ao Eng. Pedro Augusto Kruk - presidente do Conselho Consultivo do IBAPE PR  e
a platéia – composta, principalmente, por profissionais da área.

A palestra contou com a participação de aproximadamente 80 ouvintes que prestigiaram nosso Evento Comemorativo do Dia do IBAPE-PR.

Consta em nossos registros que em 1978 se constituiu o INAPAR no Paraná, mas foi através de uma assembléia cuja data registrou-se em 14 de março que se inicia a caminhada IBAPE PR. Como marco desta data, instituímos este dia para sua comemoração.

Citando palavras do Juiz de Trabalho Prof. Darcio Guimarães de Andrade o Eng. Kruk coloca que não basta que o  profissional FAÇA BEM ele precisa também FAZER O BEM, utilizando de atos de boa fé que orientem sua decisões e relação com as pessoas.

Destacado também pelo Eng. Piva a importância sobre ética profissional e após as brilhantes colocações dos demais convidados, desfechamos o evento que findou com a confraternização dos participantes em um coquetel.

Ressaltamos o importante conteúdo com a palestra do Desembargador Dr. João Kopytoski onde tivemos a confirmação daquilo que já nos é uma certeza, ou seja, a necessidade da proximidade e interação do judiciário e dos peritos.
Parabéns IBAPEPR no seu 13º aniversário!

  

Texto: Andréa Costa e Vera Shebalj
Fotos: Ana Paula Dergint