NBR 14.653-2 REVISÃO

 Em Legislação

UNIÕES

06 / 05 / 2010
A Comissão de Estudos da ABNT encarregada da revisão do novo texto da NBR14653-2 – AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS, reuniu-se na sede do IBAPE/SP no dia 6/5/2010 e conseguiu concluir o novo texto, que já havia passado por uma primeira consulta nacional.

Este novo texto será encaminhado pela C.E. ao CB-2 da ABNT, que por sua vez o encaminhará à ABNT para passar por nova Consulta Nacional.

Este novo texto aperfeiçoou/introduziu importantes alterações na norma vigente, inclusive nos conceitos de campo de arbítrio, intervalo de confiança e valor arbitrado, que serão apresentados e comentados neste grupo em breve.

Paulo Grandiski
6mai2010

09 / 10/ 2008
GRUPOS DE DISCUSSÃO DA NBR14653-2

Conforme consta da 94ª. ata da C.E. da NBR14653-2, foi criado um novo grupo de discussão, denominado “Parte2″, moderado pelo eng. Sérgio Antão, com mensagens de livre acesso em
http://br.groups.yahoo.com/group/Parte2
Como consta na página inicial, ele congrega os participantes das reuniões da Comissão de Estudos da ABNT responsável pela revisão da norma brasileira de avaliação de imóveis urbanos.
Neste novo grupo estão inscritos apenas os participantes que compareceram e/ou participaram de pelo menos 1 reunião da Comissão de Estudos, para facilitar a troca de mensagens, informações entre seus membros.
Não obstante, este grupo “periciaseavaliacoes” poderá continuar a ser usado pelos interessados em colaborar na revisão da Parte 2, que está programada para ser encerrada com as próximas 3 reuniões programadas para 2008.
Conforme esclarecimentos prestados a este co-moderador pelo eng.
Sérgio Antão, sua intenção é que o novo grupo “não concorra com o P&A enquanto divulgador amplo das discussões da CE. Nesse sentido, todos os arquivos e mensagens relevantes serão divulgados no P&A e dali serão recolhidas também as sugestões da comunidade de engenheiros de avaliação.”
Informações prestadas pelo co-moderador Paulo Grandiski em 9out08

25 / 09/ 2008
E  em SP, na sede do IBAPESP a reunião da Comissão de Estudos da NBR 14653 parte 2  se reuniu, tornando-se cada vez clara e aperfeiçoada para o uso dos profissionais da área.  Agendado para o dia 23 de outubro, novo encontro para  seqüência dos trabalhos.

14 / 08 / 2008
Aconteceu em SP dia 14 de agosto, na sede do IBAPESP a ultima reunião da Comissão de Estudos da NBR14653 parte 2

12 / 06 / 2008
Continuação da revisão da Parte 2 (em São Paulo) e preparação do texto de Fundamentação na Defesa da Exclusividade dos profissionais de engenheira e arquitetura no exercício das atividades de avaliação de imóveis.

08 / 05 / 2008
Continuação da revisão da Parte 2 (em São Paulo);

26 / 03 / 2008
Continuação da revisão da Parte 2 (em São Paulo);

27 / FEV / 08
Realizada dia 27 de fev  das 10 h às 17 h nas instalações do IBAPESP à Rua Maria Paula, 122 – cj.106 – SP

13 / DEZ / 07
Realizada dia 13 de dezembro ultimo das 10 h às 17 h nas instalações do IBAPESP à Rua Maria Paula, 122 – cj.106 – SP

06 / NOV / 07
Realizada em Salvador, Bahia, no dia 6/11/2007, no OTHON PALACE HOTEL, no mesmo dia e local da abertura do XIV COBREAP – Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias.

04 / OUT / 07
realizada em 4/10/2007, na sede do IBAPE/SP, onde se discutiu as propostas já apresentadas.

16 / AGO / 07 
Realizada no Sinduscon/SP

O atual Secretário da revisão da NBR 14.653-2  (Avaliação de Imóveis Urbanos) Eng.Sérgio Antão Paiva esclarece que:

Na reunião de 16/8/2007 realizada no Sinduscon/SP a Comissão da ABNT encarregada da revisão da NBR14653-2 foi aberto um prazo de 30 dias para o envio de propostas de alterações, supressões e complementos, tendo sido aprovado que o grupo de discussão www.periciaseavaliacoes.com.br , que deu origem a essa Parte 2, continuará sendo o grupo de discussão oficial desta fase da revisão, com inscrição gratuita.

Entidades como a CEF, IBAPE/MG e alguns associados já enviaram sugestões ao grupo. Para ter acesso ao grupo, lendo as mensagens e/ou enviando sugestões é preciso se associar a ele, bastando para isso enviar um email em branco para
[email protected]

Se tiver qualquer problema em efetuar sua inscrição, envie uma mensagem particular para o co-moderador  [email protected] informando que V. é profissional da área de engenharia de avaliações e perícias e gostaria de ser inscrito no grupo.

A próxima reunião será realizada em 4/10/2007, na sede do IBAPE/SP, onde serão discutidas as propostas já apresentadas. A reunião seguinte será realizada em Salvador, Bahia, no dia 6/11/2007, no OTHON PALACE HOTEL, a partir das 10h, no mesmo dia e local da abertura do XIV COBREAP – Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias, cujo site de divulgação pode ser acessado em www.xivcobreap.com.br

Depois de efetuar sua inscrição no grupo de discussão, V. poderá sias propostas ao grupo de discussão, encaminhando-as para o email [email protected] , dentro do formato disponibilizado pela Comissão de Estudos, conforme última ata da reunião, que pode ser acessada na seção de ARQUIVOS para downloads do grupo periciaseavaliacoes, que, em síntese solicita:

Texto original do item da  atual NBR14653-2:
Novo texto proposto:
Justificativa:

Não serão aceitas propostas genéricas como “melhorar o texto tal”, “acrescentar algo sobre o assunto tal”, “não concordo com o item tal”, etc.
A seguir um exemplo:

Texto original:
A.6 b)quando são utilizados números naturais em ordem crescente das características possíveis, com valor inicial igual a 1, sem a utilização de transformações, ou seja, na escala original.

Texto proposto: 
A.6 b)quando são utilizados números naturais em ordem crescente das características possíveis, com valor inicial igual a 1 e os demais consecutivos, sem a utilização de transformações, ou seja, na escala original.

Justificativa: 
Na redação original, seria possível uma variável expressa por 3 códigos alocados: 1, 5 e 134. Na segunda redação,os códigos seriam 1, 2 e 3, o que está mais próximo do objetivo de evitar manipulação da variável.

Não deixem de participar.

Posts recentes