OBJETIVOS
O objetivo do curso é apresentar baseado nas normas para avaliação de bens (ABNT NBR 14.653-1, 14.653-3), algumas técnicas para identificação do valor de imóveis rurais.
Serão apresentados métodos para avaliação de imóveis rurais, identificando o valor dos componentes das fazendas como um conjunto único ou isoladamente em: terras, produções vegetais, construções e instalações, máquinas e equipamentos, semoventes e recursos naturais.
Também serão abordados superficialmente os critérios e metodologias específicos para avaliação de imóveis ruais para os casos de servidão e desapropriação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Apresentação da NBR 14653 da ABNT - Partes 1 e 3;
• Conceitos básicos;
• Abordagens de Valor, preço e custo;
• Vistoria do imóvel;
• Pesquisa de Mercado (coleta de dados);
• Procedimentos Metodológicos;
• Metodologias de Avaliação;
• Tratamento dos dados (científico e por fatores);
• Especificação da Avaliação;
• Caso prático de tratamento estatístico através do Método Comparativo Direto de Dados de Mercado;
• Noções básicas de desapropriação.
PÚBLICO ALVO
Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Florestais, estudantes de engenharia
CARGA HORÁRIA – 20 HORAS
LOCAL
AREAC em CASCAVEL-PR
HORÁRIO
22/11/2022 – 08:30 às 17:30 h
23/11/2022 – 08:30 às 17:30 h
24/11/2022 – 08:30 às 12:30 h
MINISTRANTE:
Arthur Guerra Paiva Avelar
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Valo do Rio Doce (UNIVALE), Mestre em Ingeniería de La Tasación y Valoración - Universidade Politécnica de Valência (Espanha), Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).
Atualmente é Coordenador de Gestão Fundiária na Cava Infraestrutura e membro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Minas Gerais – IBAPE/MG.
Possui mais de 14 anos de experiência na área de avaliações, atuando em Projetos Fundiários para mineração, em processos de desapropriação em diversas rodovias federais e estaduais do Brasil e avaliação de imóveis para garantia fiduciária e assistência técnica pericial.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
O certificado é aceito pelos principais órgãos públicos e privados demandantes de serviços de avaliação.
Na hipótese de desistência do aluno, o cancelamento de sua inscrição deverá ser solicitado mediante comunicação por escrito e endereçada ao IBAPE/PR e ficará sujeito às seguintes condições:
1) Até 15 (quinze dias) dias úteis antes do inicio do curso, será devolvido o valor total do curso descontada taxa administrativa de 5% (cinco por cento);
2) Do 14º. (décimo quarto) ao 3º. (terceiro dia que antecedem o início do curso, será descontada a taxa de 10% do valor do curso.
OBS: O aluno deverá devolver a 1ª via do recibo e, após três dias, poderá ser retirada a devolução na sede do IBAPE/PR ou, se o aluno preferir, poderá solicitar por escrito, através de fax ou e-mail, que seja feito depósito em conta bancária.
3) Para cancelamentos no dia do curso ou após o inicio das aulas não haverá devolução de valores.
O IBAPE/PR se reserva o direito de cancelar ou marcar novas datas para inicio do curso. Na hipótese de cancelamento, haverá reembolso integral do valor pago.
No caso de remanejamento de data do inicio do curso o IBAPE/PR poderá, mediante solicitação do aluno, cancelar a inscrição e fazer o reembolso integral do valor pago.