Background

Informativo

Mensagem Despedida do Presidente do IBAPE-PR

Mensagem Despedida do Presidente do IBAPE-PR

Mensagem Despedida do Presidente do IBAPE-PR

QUATRO ANOS DE DESAFIOS JUNTO AO IBAPE -PR

Há 4 anos nossa chapa denominada AVANTE IBAPE estava por iniciar uma caminhada e em poucos meses tudo mudou.

A pandemia que nos assombrou basicamente os anos de 2020 e 2021,onde o mundo e nós mesmos tivemos que nos reinventar como trabalhadores e propulsores do ensino de avaliações e perícias.

É uma dádiva Divina podermos encerrar estes 4 anos comandando os destinos do nosso IBAPE de maneira bastante promissora e com muitos avanços.

Deixamos várias sementes plantadas, como:

Em vias de finalização o 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DATASCIENCE (CEDS) em nível de pós-graduação lato sensu em conjuntocom o ITA e encaminhada a segunda versão do curso nos mesmos moldes.

Um idealizado planejamento estratégico que está em andamento edeve ter sua continuidade desenvolvido juntamente com o Sebrae de Londrina/PR.

Fizemos e deixamos diretores nas cidades de Londrina, Maringá,Cascavel, Realeza, cidades polo do estado, na missão de fazer o IBAPEter representações no interior, que seguem junto com a nova direção do Instituto.

Lançamos e estamos construindo um novo site, que requer contínuaatenção, mais dinâmico e certificando com seu desenvolvimento nasequência, ajustar muitos temas que auxiliarão o associado, razão de nossa existência.

Junto com IBAPE Nacional e os outros IBAPEs, foi definida uma antigaaspiração nossa, de termos uma identidade única para o país, criadaem 2023 com novas logomarcas. Nesse âmbito de nacionalização, ainda há questões a serem unificadas que ocorrerão naturalmentecom o decorrer do tempo.

Elaboramos novo estatuto, e, apesar de recente, para entrar naunidade federativa, deve ser ajustado em alguns de seus pontos paranão concorrer com o novo estatuto nacional. Em função disso o regulamento interno que estava quase pronto, foi deixado em standby, bem como o regulamento de honorários, que por certo serãoconcluídos conjuntamente na gestão que segue.

Estivemos sempre representados no importante GT de Avaliações ePerícias do Confea, que modestamente, foi criado por iniciativa nossa quando estivemos conselheiro do IBAPE junto ao Crea-PR, levado avante pelo nosso então presidente Ricardo, nos anos 2018/2019, tendo suas primeiras reuniões, em 2020, e anualmente sendo renovado, o que destaca o protagonismo que devemos ter como IBAPE.

Nos aproximamos mais dos conselhos e criamos uma comissão IBAPE,Crea-PR e Cau-Pr para tratar de assuntos ligados às nossas ocupaçõesque iniciará à partir de 2024.

Nos fizemos presentes em SOEAS do Confea, em evento conjunto como ITA e nossos alunos, em eventos da imprensa de nosso estado, juntamente com governo e secretarias estaduais, 2 COBREAPs, nosso maior evento nacional, que para quem não conhece, realizado a cada2 anos, reunindo uma plêiade de avaliadores e peritos de todo o Brasil.

Seminários diversos, eventos da UPAV, ainda que algunsremotamente, eventos em nosso Instituto de Engenharia do Paraná. Juntamente com Sinduscon e outras entidades, estamos em um grupo para tratar de assuntos relativos a avaliações e perícias. No EPECEstadual do nosso Crea-PR, frentes parlamentares do Confea e Crea,enfim, um sem número de atividades onde o IBAPE pode ser destaque e protagonista.

Agradecimentos especiais,

Primeiramente para as nossas queridas Carmen Lucia e Maria do Carmo, Adriana e Janete, sem as quais o IBAPE-PR e Nacional não avançariam;

A todos os nossos vices, diretores e conselheiros dos dois períodos, que com agressividade e denodo em seus cargos levaram a termosuas funções e que, igualmente, sem vocês quase nada aconteceria;

À nossa competente conselheira junto ao Crea, Vera Dias, companheira e amiga de todas as lutas, sempre disposta a enfrentá-las.

Aos demais colegas presidentes dos IBAPEs, pelo companheirismo de todos nesta jornada; em especial ao Presidente Amarílio.

Um agradecimento importante à minha esposa, e com este , externo àtodas as esposas e esposos dos Ibapianos, por consentirem eentenderem o uso do tempo que abdicam de nossa companhia para podermos nos dedicar a à nossa especialidade como o fazemos.

Agradeço ao presidente de gestão anterior, Luciano Ventura, hoje assumindo o IBAPE Nacional, que mesmo sem cargo, não se furtou emnenhum momento em ajudar no que fosse possível, visando o engrandecimento do IBAPE, e sempre pensando como nós, não só regionalmente, mas a nível nacional. Parabenizo nosso amigo pelo cargo assumido, o que muito nos orgulha, e me coloco pessoalmente com a disposição em auxiliar.

Concluindo estes agradecimentos, ao nosso amigo Edson Haluch, que nos tem acompanhado, em toda esta jornada, a quem com satisfação, entrego o bastão, desejando-lhe e a seus pares, um mandato próspero comcuidados das sementes que juntos plantamos, deixando também suas sementes e colhendo bons frutos deste pomar.

Acredito, portanto, que conseguimos aumentar o destaque do IBAPE-PRjunto à comunidade, mas, ainda temos muito por ser feito, e desta forma conclamando que cada nosso associado participe ativamente das ações relacionadas a nossa profissão.

Para concluir, tenho a dizer da imensa satisfação que foi presidir este Instituto de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná, criado hámais de 45 anos como INAPAR por abnegados de então, e afirmando que estarei sempre disposto a ajudar no que preciso for .

E, com palavras que já disse, com a ética que temos em IBAPEs, com disposição , com comprometimento, até com alguma agressividade impositiva na luta pelos nossos objetivos junto à sociedade, possamos ser protagonistas em nosso profissão.

Só juntos poderemos ser mais fortes.

AVANTE IBAPE, COM CONEXÃO!

 

João Augusto Barão Michelotto

Presidente IBAPE-PR

Biênios 2020-2021 / 2022 -2023